top of page
pergaminho logo branco blog.png
  • Foto do escritorFilipe Tasbiat

Nove meses depois... um pergaminho

Entre meu último pergaminho e este, que nem eu imaginava que sairia hoje, foram quase nove meses. Como escritor, eu costumo ser muito planejado com o que escrevo, mas este longo hiato do blog não foi premeditado. Na época dos meus últimos posts, eu havia começado a estudar para a seleção de um mestrado em Letras. Entre dar conta das leituras obrigatórias e escrever um projeto, o blog acabou ficando de lado.


Em agosto, ainda, fui contemplado com uma vaga na Oficina Permanente da Baubo, magistralmente comandada pelas escritoras Caroline Joanello e Julia Dantas, que acabou se tornando indispensável para mim e para os meus projetos literários em andamento. Em outubro, finalmente, fui selecionado para o mestrado, na linha de Literatura e Escrita Criativa. Sem tempo nem para respirar, já em novembro iniciei as aulas no Instituto de Letras da UFRGS, graças a um calendário acadêmico deformado pelas interrupções da pandemia de covid-19.


No meio deste pequeno e bem-vindo furacão literário, ótimas surpresas. Uma das disciplinas que estou cursando neste primeiro semestre é o Curso Livre de Contos da professora Jane Tutikian, cujas aulas têm sido fundamentais para racionalizar processos da prática de escrever que até então habitavam as caverninhas do meu inconsciente. Escavá-las não é tarefa fácil, mas vem sendo essencial para iluminar as ideias e, principalmente, minhas técnicas.


Como podem ver, apesar do meu completo e cruel abandono aos pergaminhos, meu tempo fora do blog vem sendo bastante produtivo – fora o privilégio de ter aulas e oficinas com esses nomes gigantes. Quanto às escrevinhações, meu sentimento é de oito e oitenta. Oito para os romances – já que as edições de Abelardo e de Não comam os caracóis infelizmente caminham a passos lentos – e oitenta para os contos. Escrevi muitos nos últimos meses, devido à necessidade de apresentar textos novos quase que semanalmente para os meus encontros literários. Ainda não sei se irei publicar um, alguns ou todos por aqui, mas assim que souber eu conto pra vocês.

Primeiro dia de aula do mestrado em Letras, no Campus do Vale, UFRGS. Foto: Luísa Rizzatti

Para finalizar o pergaminho de hoje, compartilho com vocês o registro do meu primeiro dia de aula no mestrado, na companhia da minha estimada amiga Luísa Rizzatti, que me agraciou com os melhores conselhos acadêmicos no período em que eu escrevia meu projeto inicial de mestrado e me preparava para as etapas da seleção e compartilha comigo o apreço pela literatura – e por um bom café!


Por hoje é só, mas em breve mais pergaminhos devem sair. Aguardem meu próximo corvo!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page